Wiki Nobilia
Advertisement

Glossário Nobiliense

Arco de História: Uma parte de uma campanha, com uma história linear ou não, que possui um fechamento. As atitudes nos arcos podem gerar consequências nos outros subsequentes.

Arquirfir: Como são chamados os cavaleiro da morte em Nobilia. A palavra é uma redução da frase Ar Arquir Alukfir e significa aquele que retornou dos zigurates, originalmente em Jagorthiano.

Aventura: Um história com início, meio e fim, que pode ou não terminar em uma sessão. Abalado: Um pouco amedrontado. Um personagem abalado sofre -2 de penalidade em suas jogadas de ataque, teste de resistência, perícias e habilidades.

Anshel: A energia positiva e suas manifestações. Também chamada de Brilho Primordial, A Primeira Estrela, Brilho Sagrado. Nas orações de Destruição de Mortos-vivos é comum a frase "Rak Kaz Anshell Nomniak" que quer dizer que a estrela primordial seja maior. Importante notar que é comum não se pronunciar as palavras do que não se deseja, pela cultura clerical de Nobilia, então a palavra escuro fica subentendida no final da frase, mas nunca proferida.

Apavorado: Uma criatura apavorada larga tudo que estiver segurando nas mãos e foge, usando um caminho aleatório, o mais rápido possível, da fonte de seu medo e de qualquer outro perigo que encontrar. Além disso, a criatura sofre -2 de penalidade de moral em todos os testes de resistência. Se não puder escapar, uma criatura apavorada estará encurralada e não atacará, geralmente escolhendo a ação de defesa total. Uma criatura apavorada é capaz de utilizar suas habilidades especiais, incluindo magias, para escapar. Obviamente, a criatura deve usar estes meios quando forem a única maneira de evitar a fonte do medo.

Aspecto de Tendência: Qualquer uma das duas características - moral ou apática - que formam a tendência do personagem.

Aventuras Interligadas: Duas ou mais aventuras interligadas com enventos que influenciam ou dão continuidade uns nos outros.

Bahael: Como é chamado o plano de energia negativa e suas manifestações. Na língua comum é também chamado de trevas.

Buffer: Usuário de magias ou similares que alteram as condições dos aliados positivamente e/ou dos inimigos negativamente. Termo de jogo.

Campanha: História continua, com 2 ou mais aventuras, podendo elas serem interligadas ou não, com o mesmo grupo de jogadores.

Classe de Armadura (CA): Um número que representa a habilidade de qualquer criatura para evitar golpes e efeitos durante o combate. A jogada de ataque de um oponente deve igualar ou superar a Classe de Armadura do alvo para atingi-lo. A Classe de Armadura equivale a 10 + todos os modificadores aplicáveis (que geralmente incluem o bônus de armadura, o bônus de escudo, o modificador de Destreza e o modificador de tamanho).

Cucullus: Capuz usado para se proteger do frio e do vento.

Descrição: Pode ser o simples fato de descrever o que está sendo visualizado pelos PJs como pode ser uma descrição impessoal, como uma cutscene no- final de um evento.

Descrição Final: Acontece sempre no fim de um arco. Geralmente mostra o que aconteceu por onde os jogadores passaram e como as coisas ficaram, sem a necessidade deles estarem presentes para vizualizar. É importante notar que essa descrição permanece em off game e são apenas uma forma poética de terminar a sessão. 

Elok: Aquilo que vive, que tem vida.

Escuro: Como é chamado o plano das sombras e suas forças.

Jogadores: Participantes da mesa que controlam a princípio um personagem, o seu PJ.

Inatos: Como são chamados os feiticeiros em Nobilia.

Mestre: Participante da mesa de jogo que conduz a aventura para os jogadores. É responsável pela interpretação dos PdMs.

Manaër: Força existente que dá vida a magia.

Personagem do Mestre (PdM): Personagens controlados exclusivamente pelo mestre. Este termo é pouco utilizado por rpgistas sendo o equivalente em inglês mais conhecido, que é NPC ou Non Player Character. Os PdMs em Nobilia ainda são classificados em Antagonistas, Centrais e Locais.

Personagem Antagonista: Aquele que por algum motivo inicia a aventura como inimigo dos PJs. Não confundir com tendência maligna.

Personagem Central: Os personagens centrais são aqueles que aparecem frequentemente na aventura e iniciam por algum motivo a aventura ao lado dos PJs.

Personagem Local: São os PdMs que a princípio não se deslocam de suas localidades. 

Personagem do Jogador (PJ): São os personagens controlados pelos jogadores.

Personagem Persistente (PP): PdMs que possuem Pontos de Ação e e pontos de vida negativos como os PJs.

Off: Termo usado por mestres e jogadores para determinar que finalizou a fala como personagem. De caráter organizacional, não orbrigatório.

On: Termo usado por mestres e jogadores antes de iniciar a interpretação. De caráter organizacional, não orbrigatório.

Termo de jogo: Vocabulário usado para esclarecimento de regras, não incentivado na interpretação. Como exemplo, o termo pontos de vida não pode ser usado sob hipótese alguma durante a interpretação.

Termo de interpretação: Vocabulário existente na ambientação, sendo usado em ON.

Ynim: Como é chamada a força que transforma a magia em realidade. Também é chamada de manae (manai), ou simplesmente poder.