Wiki Nobilia
Advertisement

Perícias representam algumas das habilidades mais mundanas que seu personagem possui. Conforme seu personagem alcança um novo nível, você recebe novos pontos de perícia e suas perícias já existentes melhoram ainda mais.

ADIQUIRINDO PERÍCIAS

No primeiro nível, seu personagem recebe um determinado número de pontos de perícia dependendo de sua classe mais seu modificador de Inteligência. A cada nível subseqüente, você recebe pontos de perícia adicionais. Esses pontos podem ser gastos para adquirir graduações em qualquer perícia, porém você pode adquirir apenas um determinado número de graduações em uma perícia específica igual ao seu Dado de Vida total. Além disso, cada classe possui um número de perícias favorecidas, chamadas de perícias de classe. Seu personagem é mais habilidoso nessas perícias, na qual representa uma parte de seu treinamento profissional e prática constante. Você recebe +3 de bônus em todas as perícias de classe na qual você possui graduações. Caso você possua mais de uma classe e ambas forneçam uma perícia de classe adicional, estes bônus não se acumulam.

O número de graduação em perícia que você recebe quando adquire um nível em uma das classes básicas é mostrado na tabela 5–1. Os humanos recebem um ponto de perícia adicional por nível de classe. Os personagens que adquirem níveis em suas classes favorecidas também podem receber 1 ponto de perícia adicional. A cada nível após o 1º, você recebe um determinado número de graduação em perícia dependendo da sua classe. Caso você tenha adquirido um nível em uma nova classe, todas suas perícias de classe são adicionadas automaticamente a sua lista de perícias de classe, e você recebe +3 de bônus nessas perícias caso você possua graduações nelas.

TESTES DE PERÍCIA

Sempre que seu personagem for realizar um teste de perícia, jogue o d20 e adicione o modificador apropriado. Caso a perícia seja uma na qual você possua graduações, você é considerado como treinado nela. A cada graduação que você coloca em uma perícia ela fornece a você +1 de bônus nos testes realizados usando aquela perícia. Sempre que você realize um teste de perícia, adicione suas graduações e o modificador do valor da habilidade apropriada ao resultado do d20. Caso a perícia seja uma perícia de classe e você tenha investido graduações nela, você também adiciona +3 no teste. Caso você não seja treinado na perícia (e assim considerado como não treinado) você pode tentar utilizar a perícias usando apenas o bônus (ou penalidade) fornecido pelo modificador do valor da habilidade associada. Os modificadores raciais se aplicam a todos esses testes. Esses valores estão sumarizados na Tabela 5–2.

SUMÁRIO DAS PERÍCIAS

As seguintes descrições das perícias estão inteiramente novas ou alteradas das edições recentes. Para um sumário complete de todas as perícias, veja a Tabela 5–4. Algumas das perícias antigas foram combinadas em uma perícia unificada. Para um sumário dessas alterações, veja a Tabela 5–3.

DESCRIÇÕES DAS PERÍCIAS

Esta seção descreve todas as perícias, incluindo utilizações comuns e os modificadores típicos. Os personagens podem algumas vezes utilizar as perícias para outros objetivos na qual não estejam aqui descritos.

As descrições das perícias aderem às seguintes linhas guia.

NOME DA PERÍCIA

A linha do nome da perícia inclui (além do nome da perícia) as seguintes informações.

Habilidade Chave: A abreviação da habilidade na qual seu modificador de aplica no teste de perícia.

Apenas Treinado: Caso esta referência esteja incluída na linha do nome da perícia, você precisa possuir no mínimo 1 graduação na perícia para utilizá‐la. Caso esta referência seja omitida, a perícia pode ser usada sem treinamento (sem nenhuma graduação). Caso qualquer informação esteja relacionada ao uso da perícia com ou sem treinamento, ela estará descrita na seção Sem Treinamento (veja abaixo).

Penalidade de Armadura: Caso esta referência esteja incluída na linha do nome da perícia, as penalidades por armadura se aplicam (se apropriado) aos testes realizados utilizando a perícia. Caso esta referência não aparecer, a penalidade por armadura não se aplica. A linha do nome da perícia é seguida por uma descrição geral do que o uso da perícia representa. Após a descrição, existem alguns outros poucos tipo de informação:

Teste: O que o personagem (referido como “você” na descrição da perícia) consegue realizar com um teste de perícia bem sucedido e a CD do teste.

Ação: O tipo de ação que a perícia exige ou a quantidade de tempo exigido para o teste.

Novas Tentativas: As condições aplicadas às tentativas sucessivas para utilizar a perícia corretamente. Caso a perícia não permita você de realizar a mesma tarefa mais de uma vez ou caso uma falha carregue uma conseqüência indesejada (como por exemplo, na perícia Escalar), você não poderá escolher 20. Caso este parágrafo não exista, a perícia pode ser realizada novamente sem conseqüências indesejadas além de tempo adiciona exigido.

Especial: Fatores adicionais que se aplicam na perícia, como efeitos especiais derivados de sua utilização ou modificadores que certos personagens recebem devido a sua classe, talentos escolhidos ou raça.

Restrição: A utilização de certas perícias está restrita a personagens de determinadas classes. Esta seção indica quais restrições existem para a perícia.

Sem Treinamento: Esta seção indica o que um personagem sem pelo menos 1 graduação na perícia consegue realizar com ela. Caso esta seção não apareça, isso significará que a perícia funcionará normalmente para os personagens não treinados nela (caso ela possa ser utilizada sem treinamento) ou o que um personagem sem treinamento não pode utilizá‐la dessa forma (para as perícias definidas como “Somente Treinado”).

Perícia Bbr Brd Clr Cdd Fet Gue Lad Mag Mng Pal Rgr S/T H/C
Acrobacia
Adestrar Animais
Arcanismo
Arte da Fuga
Atletismo
Atuação
Blefar
Cavalgar
Conhecimento
Conhecimento
Conhecimento
Conhecimento
Cura
Diplomacia
Disfarce
Empatia
Furtividade
Intimidar
Lingüística
Liturgia
Marcialidade
Natação
Nobiliarquia
Ofícios
Operar Mecanismos
Percepção
Prestidigitação
Profissão
Psionismo
Sobrevivência
Usar Instrumento Mágico
Usar Instrumento Psiônico
Yrvinianismo