Wiki Nobilia
Advertisement

(INT, Somente Treinado)

Você é perito na artes arcanas e consegue identificar feitiços enquanto são conjurados. A perícia também representa a sua concentração e conhecimento técnico para evitar perder uma magia arcana enquanto é distraído ou atacado. Por fim, tudo envolvendo o exotérico, o oculto, incluindo criaturas e conhecimentos relativos a área fazem parte desta perícia.

Conhecimento Arcano: mistérios antigos, maldições, tradições mágicas, símbolos arcanos, frases de criptas, constructos, dragões, bestas mágicas, ordens arcanas, os planos de matéria, magia relacionada aos planos, são conhecimentos que podem ser obtidos por um teste bem sucedido de arcanismo. 

Teste: Responder uma pergunta sobre seu campo de estudo possui CD 10 (para perguntas realmente fáceis), 15 (para perguntas básicas), ou entre 20 e 30 (para perguntas realmente difíceis).

Em muitos casos, você pode usar esta perícia para identificar monstros e seus poderes especiais ou vulnerabilidades. Normalmente, a CD para esses testes é igual a 10 + o ND do monstro. Mas monstros comuns, como goblins, a CD do teste é 5 + o ND do monstro. Para monstros particularmente raros, como o tarrasque, a CD deste teste será igual a 15 + o ND do monstro ou mais. Um teste bem sucedido permite você se lembrar de uma informação útil sobre aquele monstro.

Para cada 5 pontos excedentes da CD no resultado, você lembrará‐se de outra informação útil.

Tarefa CD
Detectar auras utilizando detectar magia 15 + nível de magia
Identificar um efeito de magia que está em um local 20 + nível de magia
Identificar materiais manufaturados por magia 20 + nível de magia
Identificar uma magia que possui você como alvo 25 nível de magia
Identificar as magias conjuradas utilizando um componente material específico 20
Conhecer os nomes dos planos 10
Conhecer o plano presente 15
Identificar o plano de origem de uma criatura 20
Identificar as habilidades e fraquezas de um monstro 10 + o ND do monstro

Concentração: A perícia arcanismo é utilizada sempre que seu conhecimento e perícia das artes técnicas de conjurar magias são colocados em questão. A CD para este teste varia dependendo da tarefa a cumprir. Caso esteja conjurando uma magia, e você obtenha sucesso no teste, você pode continuar a conjurar a magia normalmente. Caso o teste falhe, a magia é inutilizada e você perde a ação. Utilize a mesma CD para qualquer teste de Arcanismo realizado durante uma distração enquanto se concentra na magia ou efeito.

Ações: Identificar uma magia enquanto ela estiver sendo conjurada não exige ações. Aprender uma magia de um grimório exige 1 hora por nível da magia (magias de nível 0 exigem 30 minutos). Preparar uma magia de um grimório emprestado não exige tempo adicional na sua preparação. Realizar um teste de Ofício Mágico para evitar perder uma magia que está sendo conjurada ou concentrada não exige ações.

Cds de Arcanismo

Tarefa CD
Identificar uma magia que está sendo conjurada 15 + o nível da magia
Aprender uma magia de um grimório ou pergaminho 10 + o nível da magia
Preparar uma magia de um grimório emprestado 15 + o nível da magia
Conjurar defensivamente (evitando assim, ataques de oportunidade) 15 + o nível da magia
Conjurar uma magia caso você seja ferido enquanto conjura 10 + o dano causado + o nível da magia
Conjurar uma magia caso você sofra dano contínuo 10 + metade do dano causado + o nível da magia
Conjurar uma magia caso você seja distraído por uma magia que não cause dano CD da magia que o distraiu + o nível da magia
Conjurar uma magia em uma montaria ou veículo em movimento 10 + o nível da magia
Conjurar uma magia em uma montaria ou veículo em movimento vigoroso 15 + o nível da magia
Conjurar uma magia enquanto se desloca violentamente (terremoto ou queda) 20 + o nível da magia
Conjurar uma magia enquanto estiver em constrição 15 + o nível da magia
Conjurar uma magia enquanto estiver sendo agarrado 15 + o nível da magia
Conjurar uma magia em um clima extremo 10 + o nível da magia

Nova Tentativa: Você não consegue realizar novos testes para identificar uma magia. Caso falhe em aprender uma magia de um grimório ou pergaminho, você precisa esperar no mínimo 1 semana antes que você possa tentar novamente. Caso você falhe em preparar uma magia de um grimório emprestado, você não conseguirá tentar novamente até o próximo dia. Você não consegue repetir um teste de arcanismo para conjurar uma magia enquanto estiver distraído, pois a magia será perdida.

Especial: Caso seja um mago especialista, você recebe +2 de bônus para identificar, aprender e preparar magias de sua escola escolhida. Porém, você sofre –5 de penalidade nos testes similares realizados contra as magias de suas escolas opostas.

Advertisement