Wiki Nobilia
Advertisement

(CAR; Somente Treinado)

Voce e treinado em trabalhar com animais, voce pode ensina]los truques para faze]los seguir seus comandos simples.

Teste: A CD depende do que voce esta tentando fazer.

Tarefa CD
Adestrar um animal 10
“Forçar” um animal 23
Ensinar um truque para um animal 15 ou 20¹
Ensinar uma tarefa geral para um animal 15 +DV do animal
Domesticar um animal selvagem 15 + DV do animal

¹ Veja o truque específico ou propósito abaixo.

Propósito Geral CD
Apresentação 15
Caça 20
Combater 20
Guardião 20
Montaria 15
Monataria de combate 20
Trabalho pesado 15

Adestrar um Animal: Esta tarefa envolve comandar um animal para realizar uma tarefa ou truque que ele conheca. Caso o animal seja ferido ou se ele receber um dano de contusao ou dano de habilidade, a CD aumenta em 2. Caso obtenha sucesso em seu teste, o animal executa a tarefa ou truque em sua proxima acao.

gForcarh um Animal: Forcar um animal significa faze]lo realizar uma tarefa ou truque que ele nao conheca, mas e capaz de faze]lo. Esta categoria tambem envolve fazer com que um animal realize uma marcha forcada ou forca]lo continuar por mais 1 hora entre ciclos de sono. Caso animal seja ferido ou receber dano de contusao ou dano de habilidade, a CD aumenta em 2. Caso obtenha sucesso em seu teste, o animal realiza a tarefa ou truque em sua proxima acao.

Ensinar um Truque para um Animal: Voce pode ensinar a um animal um truque especifico em uma semana de treinamento com um sucesso no teste de Adestrar Animais contra a CD indicada. Um animal com o valor de Inteligencia 1 consegue aprender no maximo tres truques, enquanto um animal com o valor de Inteligencia 2 pode aprender no maximo seis truques. Os possiveis truques (e suas CDs associadas) incluem, mas nao necessariamente limitadas, as seguintes.

Atacar (CD 20): O animal ataca inimigos aparentes. Voce pode apontar para uma criatura em particular que voce deseja para o animal atacar, e ele ira faze]lo se capaz. Normalmente, um animal ira atacar somente humanoides, gigantes, ou outros animais. Ensinar um animal a atacar todas as criaturas (incluindo criaturas sobrenaturais como mortos]vivos e aberracoes) conta como dois truques.

Atuar (CD 15): O animal realiza uma variedade de truques simples, como sentar, rolar, uivar, dar a pata, e assim por diante.

Ficar (CD 15): O animal fica em um local, esperando que voce. Ele nao ataca outras criaturas que se aproximam, mas ira se defender se necessario.

Guardar (CD 20): O animal permanece em um local e previne que os outros se aproximem.

Pegar (CD 15): O animal vai pegar algo. Caso voce nao aponte para um item especifico, o animal ira pegar algum objeto aleatorio.

Procurar (CD 15): O animal se move ate uma area e procura ao redor por qualquer coisa que esteja viva ou animada.

Proteger (CD 20): O animal protege voce (ou fica pronto para protege]lo caso nao houver ameacas presentes), mesmo se nenhum comando for dado. Por outro lado, voce pode comandar o animal para proteger outro personagem especifico.

Quieto (CD 15): O animal para de atacar ou para o que estiver fazendo. Um animal que nao conheca esse truque continua atacando ate que ele fuja (seja por estar ferido, um efeito de medo, ou coisa parecida) ou caso seu oponente seja derrotado.

Rastrear (CD 20): O animal rastreia o cheiro apresentado a ele. (E necessario que o animal possua a habilidade de faro).

Seguir (CD 15): O animal segue voce de perto, mesmo em locais aonde ele normalmente nao iria.

Trabalhar (CD 15): O animal puxa ou empurra uma carga media ou pesada.

Vir (CD 15): O animal vem ate voce, mesmo se normalmente nao possa faze]lo.

Treinar um Animal Para um Proposito: Ao inves de ensinar a um animal truques individual, voce pode simplesmente treina]lo para um proposito geral. Essencialmente, os propositos de um animal representam um grupo pre]selecionado de truques conhecidos que podem ser encaixados em um esquema comum, como vigia ou trabalho pesado. O animal precisa atender a todos os pre]requisitos normais para todos os truques incluidos no grupo de treino. Caso esse o grupo inclua mais do que tres truques, o animal precisa possuir Inteligencia 2.

Um animal pode ser treinado somente para um proposito geral, contudo caso a criatura seja capaz de aprender truques adicionais (alem daqueles incluidos em seu proposito geral), ela podera faze]lo. Treinar um animal para um proposito requer menos testes do que requer um simples truque, mas nao menos tempo.

Apresentacao (CD 15): Um animal treinado para atuacao conhece os truques atuar, ficar, pegar, seguir, e vir. Treinar um animal para atuar leva cinco semanas.

Caca (CD 20): Um animal treinado para cacar conhece os truques atacar, pegar, procurar, quieto, rastrear, e seguir. Treinar um animal para caca leva seis semanas.

Combater (CD 20): Um animal treinado para o combate conhece os truques atacar, ficar, e quieto. Treinar um animal para o combate leva tres semanas.

Guardiao (CD 20): Um animal treinado como guardiao conhece os truques atacar, guardar, proteger, e quieto. Treinar um animal como Guardiao leva quatro semanas.

Montaria (CD 15): Um animal treinado para carregar um cavaleiro conhece os truques ficar, seguir, e vir. Treinar um animal para montaria leva tres semanas.

Montaria de Combate (CD 20): Um animal treinado para carregar um cavaleiro em combate sabe os truques atacar, ficar, guardar, proteger, quieto, e vir. Treinar um animal para ser uma montaria de combate leva seis semanas. Voce tambem pode gaprimorarh um animal treinado de montaria para uma montaria de combate gastando tres semanas e obtendo sucesso em um teste de Adestrar Animais CD 20. O novo proposito geral e truques substituem completamente os propositos e truques anteriores do animal que ele conhecia. Cavalos de guerra e cachorros de montaria ja sao treinados para carregar um cavaleiro em combate, e eles nao exigem qualquer treino adicional para estes propositos.

Trabalho Pesado (CD 15): Um animal treinado para o trabalho pesado conhece os truques de trabalhar e vir. Treinar um animal para o trabalho pesado leva duas semanas.

Domesticar um Animal Selvagem: Para criar um animal e necessario cuidar da criatura selvagem desde a infancia para que ela se torne domesticada. Um adestrador pode criar ate tres criaturas da mesma especie de uma vez.

Um animal domesticado com sucesso consegue aprender alguns truques enquanto cresce, ou aprende]los depois, como um animal domesticado.

Acao: Varia. Adestrar um animal e uma acao de movimento, enquanto gforcarh um animal e uma acao de rodada completa (um druida ou ranger consegue adestrar seu companheiro animal como uma acao livre ou forca]lo como uma acao de movimento). Para tarefas com um tempo especifico como os modelos apresentados acima, voce precisa gastar metade desse tempo (com a media de 3 horas por dia por animal sendo adestrado) trabalhando nisso ate que se complete a tarefa antes que voce tente o teste de Adestrar Animais. Caso o teste falhe, sua tentativa de ensinar, cuidar, ou treinar o animal falhara e voce nao precisa completar o tempo de ensinamento, criacao, ou treinamento. Caso obtenha sucesso no teste, voce precisa investir no resto do tempo para completar o ensinamento, ou treinamento. Caso o tempo seja interrompido ou se a tarefa nao for seguida ate que se complete, a tentativa de ensinar, cuidar ou treinar o animal falha automaticamente.

Nova Tentativa: Sim, exceto para domesticar um animal.

Especial: Voce pode usar esta pericia em uma criatura com Inteligencia 1 ou 2 que nao seja um animal, mas a CD de qualquer teste aumenta em 5. Essas criaturas possuem os mesmos limites em truques conhecidos como os animais conhecem.

Um druida ou ranger recebe +4 de bonus de circunstancia nos testes de Adestrar Animais envolvendo seu companheiro animal.

Alem disso, o companheiro animal de um druida ou ranger conhece um truque adicional, na qual nao conta no limite normal de truques conhecidos e nao requer tempo de treinamento nos testes de Adestrar Animais para ensina]lo.

Sem Treinamento: Caso voce nao possua graduacoes em Adestrar Animais, voce pode usar um teste de Carisma para adestrar e forcar animais domesticos, mas voce nao pode ensinar, cuidar, ou treinar animais. Um druida ou ranger com nenhuma graduacao em Adestrar Animais pode usar um teste de Carisma para adestrar e forcar seu companheiro animal, mas ele nao pode ensinar, cuidar, ou treinar outros animais nao]domesticos.

Advertisement